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Projeto: Digitalizando Conhecimentos. Sabe-se que estamos convivendo com novo modelo de educando, onde não se permite mais a verticalização nas relações entre professor-aluno, principalmente porque este detém um conhecimento da era digital, que aquele se esforça para conhecer. O encantamento pelas redes e mídias sociais é uma realidade, cabe a escola e aos educadores, conhecer, entender , instruir e utilizar esses meios como produtores
de conhecimentos. Assim, cada sala de aula terá sua respectiva página virtual (blog), dessa forma, serão compartilhados vídeos, jogos e imagens relacionadas ao conteúdo ministrado,
antes, em sala de aula presencial, será utilizado por hora o termo presencial e virtual, para diferenciar as aulas que acontecerão na escola e o conteúdo
disponibilizado na internet. A ferramenta tecnológica utilizada será o blog, cuja proposta é filtrar os conteúdos, aqui apresentados, pois, esses serão postado pelo professor, e o acesso será realizado na escola, com a supervisão do educador, através da lousa digital e desktops no laboratório de informática, esse
acesso também poderá ser realizado em casa com a supervisão da família.


PROJETO: “DIGITALIZANDO CONHECIMENTOS “

“A função básica da escola passa a ser adaptação à realidade

concebida por uma visão científica e tecnológica”.

                                                                             (Crochik,José Leon,18)

Introdução

Estamos convivendo com uma nova geração, a chamada geração Y, e a necessidade de uma nova concepção de educação é algo latente, principalmente em se tratando de uma Instituição Educativa. Os chamados “Nativos Digitais” exigem uma postura mais dinâmica e envolvente dos conteúdos a serem aprendidos, esses necessitam de uma aprendizagem significativa, que valoriza o conhecimento prévio e utilize os meios tecnológicos dos quais já estão habituados.

Essa transformação da concepção educativa, não tem o professor como detentor de todo saber, sendo esse o centro de todas as ações pedagógicas, os alunos que antes eram vistos como tábulas rasas, e todo conhecimento tinha que ser ali depositado, agora são reconhecidos como seres com capacidade inatas, esperando para um despertar do conhecimento, que deve ser estimulado pelas várias interfaces educativas (família,escola,igrejas...).

Então, o que temos hoje, são os educandos no centro cartesiano do universo da aprendizagem, e as transformações para essa nova realidade são inevitáveis, claro, que não serão os alunos que ditarão o que querem aprender, porém esses nortearam o caminho a ser percorrido, diante do que deverá ser aprendido, a capacidade de discernir o certo do errado, se vale da experiência e competência de cada indivíduo, de acordo com sua bagagem cultural, por isso, o professor será o mediador da aprendizagem.

Dessa forma, surgiu o projeto “Digitalizando conhecimentos”, cuja proposta é utilizar as ferramentas tecnológicas como âncora no processo de ensino-aprendizagem, tendo em vista que a Educação não é inicializada pela presença da tecnologia educacional, mas é fortalecida por ela.

A Instituição Centro de Educação e Cultura Metropolitano Júnior, concebe a Educação como formadora de indivíduos autônomos na construção do conhecimento, tendo o professor como mediador desse processo. O uso da tecnologia e suas mídias e redes sociais, somam forças para que esse processo se estabeleça.

Descrição do projeto:

Sabe-se que estamos convivendo com novo modelo de educando, onde não se permite mais a verticalização nas relações entre professor-aluno, principalmente porque este detém um conhecimento da era digital, que aquele se esforça para conhecer.

O Encantamento pelas redes e mídias sociais é uma realidade, cabe a escola e aos educadores, conhecer, entender , instruir e utilizar esses meios como produtores de conhecimentos.

Assim, cada sala de aula terá sua respectiva página virtual (blog), dessa forma, serão compartilhados vídeos, jogos e imagens relacionadas ao conteúdo ministrado, antes, em sala de aula presencial, será utilizado por hora o termo presencial e virtual, para diferenciar as aulas que acontecerão na escola e o conteúdo disponibilizado na internet.

A ferramenta tecnológica utilizada será o blog, cuja proposta é filtrar os conteúdos, ali apresentados, pois esses serão postado pelo professor, e acesso será realizado na escola, com a supervisão do educador, através da lousa digital e desktops no laboratório de informática, esse acesso também poderá ser realizado em casa com a supervisão da família.

Serão utilizados também o Skype , através do Data Show, cuja proposta é realizar uma videoconferência, com outras instituições educativas que detém a mesma concepção pedagógica , que a nossa.


Objetivo:

O presente projeto tem objetivo de transformar a informação em conhecimento, através das Ferramentas Tecnológicas, das quais os educandos já estão expostos, redes e mídias sociais (Blogs,youtube,skype).

O compartilhamento das idéias e o comentários sobre essas, também objetiva a leitura crítica e reflexiva sobre os conteúdos ali postados .

As competências e habilidades também serão verificadas nos comentários, postados pelos alunos, assim, será preciso tomar para si um conhecimento e fazer uso desses. Ou seja, a busca por uma aprendizagem significativa está exposta ali no conteúdo virtual.



Planejamento de Estratégias:



1. Criação de blog para cada turma.

2. Pesquisa pelo professor de documentários, filmes, imagens e jogos a serem compartilhados, na rede.

3. Criação de Mídias sociais, realizadas pelos alunos e compartilhamento na rede.

4. Envolvimento da família no compartilhamento de idéias e sugestões.

5. Videoconferências realizadas através do skype.



Referências Bibliográficas:

Crocchik, José Leon.”O computador no ensino e a limitação da consciência”. São Paulo : Casa Do Psicólogo, 1998.

Morin, Edgar.”A Cabeça Bem Feita: repensar a reforma reformar o pensamento “. 14ªed. Rio de Janeiro, 2008.

Rocha,Telma Brito. Couto, Edvaldo Souza (Org.).”A vida no Orkut: Narrativas e aprendizagens nas rede sociais”.Salvador, 2010.







Projeto de Intervenção Psicopedagógica

                                " Projeto Metrozinho"

Trabalhando a Motivação


Principio psicológico segundo o

qual nenhum comportamento

existe sem uma causa motivadora

Que o determine” (Angeline,1995.19)


            Após observações sobre o comportamento de determinados alunos, percebemos que faz-se necessário uma intervenção psicopedagógica a fim de resgatar a auto-estima desses alunos e o interesse pela escola, e conseqüentemente despertar o desejo por aprender, pois este está intimamente relacionado com o interesse por conhecer.

            Conforme Laura Monte Serrat “O ser humano necessita sentir o prazer de aprender para que aprenda verdadeiramente”.

            Dessa forma essa Instituição Educativa, levantou hipóteses sobre: o quê fazer para atrair os estudantes e despertar neles o prazer pelo conhecimento, assim o resgate da auto-estima e consequentemente a motivação é o ponto chave deste questionamento, para tanto foi criado o “projeto trabalhando a motivação”, pois como afirma Augusto Cury “Não importa o tamanho dos obstáculos, mas o tamanho da motivação que temos para superá-los, um eu ativo, disposto, ousado pode aprender a gerenciar os pensamentos, reeditar o filme do consciente e fazer coisas que ultrapassam, nossa imaginação.”

            Witter in: Leituras de psicologia para formação de professores, nos lembra muito bem, “para aprender é preciso estar motivado, para realizar é preciso ter um motivo, para se manter trabalhando é necessário que se mantenha a motivação para o trabalho.” (1984:37)

            O presente projeto,  tem por objetivo associar o sucesso na execução de um plano de estudo a diversos tipos de prêmios (mochilas, lápis, canetas, réguas e outros), pois como afirma Paulo Mattos “Não se trata de comprar ninguém. Acontece que a vida é exatamente assim. Se você é um bom funcionário, não falta e se dedica ao trabalho, tem grandes chances de ser promovido, ganhar um aumento ou até ser convidado para outro emprego melhor” (2007 : 98)

            Segundo Corinne Smith e Strick, Lisa em Dificuldades de Aprendizagem de A a Z, usar o reforço positivo para recompensarem o comportamento desejável, como ignorar estrategicamente o mau comportamento, desenvolver métodos apropriados e efetivos de disciplina.” (2001 : 41)


Objetivos Gerais


* Pontuar o papel ativo dos alunos

* Resgatar a auto-estima e o autocontrole nas ações dos educandos

* Usar o reforço positivo para recompensar o comportamento desejável



Objetivos Específicos


* Trabalhar a motivação dos alunos em sala de aula

* Despertar o interesse pela escola e dessa forma o desejo em aprender


Planejamento de estratégias


→ Dinâmicas

→ Pontuação, em que serão chamadas de metrozinhos, o acumulo de metrozinhos serão trocados por prêmios como: mochilas, lápis, réguas e outros.


Referencias Bibliográficas


ANGELINI, A.L. “Um novo método para avaliar a motivação” São Paulo: USP, 1955.

BARBOSA, Laura Monte Serrat. “A pedagogia e o momento do aprender”. São Jose dos Campos: Pulso, 2006.

CURY, Augusto. “Pais brilhantes, professores fascinante”, Rio de Janeiro: Sextante, 2003.

MATTOS, Paulo. “No mundo da lua”. 7 ed. São Paulo: Lemos Editorial, 2007

REBELO, Rosana Aparecida Argento. “Insdisciplina escolar”. Causa e Sujeitos. 2 ed. Petrópolis, RJ: Valores, 2002.

SISTO, Fermino Fernandes, Et Al. “Leituras de psicologia para formação de professores”. 3 ed. RJ : Vozes, 2000.

SMITH, Corinne e STRICK, Lisa. “Dificuldade de Aprendizagem de A a Z”. Um Guia completo para pais e educadores. Porto Alegre: Artmed, 2001.










Projeto:Beco das Artes.

Justificativa


            Como o mundo é repleto de significados e cheio de descobertas, nesta fase da infância! O ensino de Arte aborda uma série de significações, tais como: o senso estético, a sensibilidade e a criatividade.

         A criança na educação infantil se encontra em fase de pensamento concreto e faz largo uso de seus sentidos para enriquecer suas experiências. Nesta fase, as atividades artísticas fornecerão ricas oportunidades para o seu desenvolvimento, uma vez que, põe ao seu alcance os mais diversos tipos de material para manipulação.

         Quando as habilidades infantis são estimuladas, ajudam no processo de aprendizagem, pois desenvolvem a percepção e a imaginação - recursos indispensáveis para a compreensão de outras áreas do conhecimento humano. Estabelecendo, sempre, um diálogo entre todos os participantes da turma - que é uma questão fundamental para que haja uma comunicação ampla - que será ampliado, desenvolvido, trabalhado, estimulado, aprimorado e praticado com constância para que a criança tenha o máximo desempenho de sua capacidade cognitiva.




Objetivos



·                     Levar a criança a compreender melhor a importância das diferentes manifestações artísticas, através da pintura;

·                     Conhecer os artistas, suas principais obras e biografia;

·                    Incentivar a criança a desenvolver seu lado artístico, através de estímulos;

·                    Aprimorar novas técnicas, ajudando a criança, através das obras trabalhadas, a expressar suas emoções, dificuldades, conhecendo a si mesma e o mundo que a rodeia;

·                    Ampliar o conhecimento das crianças em relação aos artistas goianos, brasileiros e estrangeiros;

·                    Fazer releituras de obras, trabalhando assim a sensibilidade e criatividade da criança;

·                    Desenvolver a percepção e a imaginação, o cognitivo e o senso estético;

·                    Através do estudo da biografia e obras dos artistas goianos, levar a criança a valorizar a cultura da região e seus valores;

·                    Reconhecimento do material utilizado nas obras desses autores;

·                     Ser capaz de identificar as obras trabalhadas;

·                    Estabelecer trocas de experiências, através das atividades realizadas, ampliando o conhecimento entre as turmas;

·                    Perceber a capacidade da criança de se expressar através da arte.



Desenvolvimento


Através de:


·                    Apresentação das obras dos artistas estudados

·                    Estudo das biografias

·                    Releitura das obras

·                    Observação das cores, formas e material utilizado pelo artista

·                    Pesquisa das particularidades e algumas obras do artista trabalhado

·                    Incentivar a troca de conhecimento entre as turmas

·                    Exposição dos trabalhos realizados, a cada novo artista trabalhadado



Obs: Cada turma terá a liberdade de desenvolver atividades de acordo com a necessidade apresentada no decorrer do projeto.


I Bimestre


Artistas Goiano


·                    1º ano: Antônio Poteiro

·                    2º ano: Siron Franco

·                    3º ano: Omar Souto

·                    4º ano: Goiandira do Couto

·                    5º ano: Amaury Menezes




II Bimestre


Artistas nacionais:


·                    1º ano: Djanira

·                    2º ano: Tarsila do Amaral

·                    3º ano: Di Cavalcante

·                    4º ano: Portinari

·                    5º ano: Anita Malfatti


III Bimestre


Artistas estrangeiros:



·                    1º ano: Claud Monet

·                    2º ano: Van Gogh

·                    3º ano: Salvador Dali

·                    4º ano: Michelângelo

·                    5º ano: Pablo Picasso


IV Bimestre


O artista agora sou


·                    1º ano: Colagens

·                    2º ano: O artista sou eu

·                    3º ano: O artista sou eu

·                    4º ano: O artista sou eu

·                    5º ano: Tangran

Educação Infantil:

1ºBimestre : Waldomiro de Deus
2ºBimestre:  Luiz Ventura
3ºBimestre: Romero Brito
4ºBimestre: Siron Franco.


   Projeto: Encontro de pais.


“Educar é ser um artesão da personalidades um poeta da inteligência, um semeador de idéias”.


Augusto Cury


Introdução


            Atualmente enfrentamos várias dificuldades para ser mãe e/ou pai. Nem sempre educamos os nossos filhos como gostaríamos de educá-los e às vezes não temos condições e nem informações sobre como intervir nessa.

            Segundo Carlos Rodrigues Brandão, “A educação existe no imaginário das pessoas e na ideologia dos grupos sociais e ali, sempre se espera de dentro, ou sempre se diz para fora, que a sua missão é transformar sujeitos e mundos em alguma coisa melhor de acordo com as imagens que se tem de uns e outros”.

            Como afirma Brandão, não existe uma única forma nem um único modelo de educação, pois estamos inseridos em uma sociedade e dela recebemos códigos sociais de conduta, regras do trabalho segredos da arte ou da religião, do artesanato ou da tecnologia.

            Dessa forma nós que fazemos parte da equipe Metropolitano Júnior, acreditamos que estando inseridos dentro de sociedade, e esta precisa de orientações, sobre as várias formas de aprender, pois esta, está intimamente relacionada com a palavra educação.



Justificativa


            Observamos que a família, ou melhor, os primeiros responsáveis pela educação das crianças, demonstram um relativo desconhecimento e um descontentamento sobre a forma como foram educados.

            Assim percebemos uma diminuição da importância dada a certos valores morais e transmissão de princípios, como afirma Nelson Pedro em: “Ética indisciplina e violência nas Escolas”, temos uma visão equivocada de um movimento social: como o festival de Woodstock, cujos rebeldes daquele momento propunham a substituição de todos os valores morais ligados a tradição e/ou que pudesse significar algum tipo de repressão por apenas dois: Paz e Amor.

            Os estudos equivocados, sobre Freud também são responsáveis por esse abandono dos valores morais, pois a repressão social poderia ser a produtora de neuroses. Essa ideologia levou certos pais ao extremo de se negarem a dar limites a seus filhos por medo de lhe causar traumas e consequentemente lhe desenvolver uma neurose.

            Observa-se que a falta de limites não criam condições de lhe dar com o outro, não é capaz de respeitá-lo, pois não construíram valores que poderiam possibilitar-lhes tal convívio, dessa forma agem, como selvagens, fazendo uso, apenas, dos dispositivos dados naturalmente já que o diálogo, como forma de resolver os conflitos não foram aprendidos.

            Assim estamos assistindo, segundo Nelson Pedro, a transformação, ou melhor, a substituição de um modelo de educação, adultocêntrico para um peuricêntrico, cujas crianças cada vez mais estão assumindo o papel de imperador na sociedade.


Objetivos


            * Proporcionar momentos de reflexão sobre como conduzir a vida de nossos filhos.

            * Discutir sobre as várias formas de se fazer Educação.

            * Expor os conflitos entre pais e filhos, educadores e educandos.

            * Resgatar as experiências de como fomos educados, a fim de refletir sobre como educar as crianças.


Planejamento de estratégias


            * Serão realizados encontros de pais bimestralmente.


REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICA


ANTUNES, Celso. A linguagem do afeto: Como Ensinar Virtudes e Transmitir Valores. São Paulo: Papiros, 2005.

ANTUNES, Celso. Bilhete ao pai. Rio de Janeiro: Vozes, 2005.

ANTUNES, Celso. A alfabetização moral em sala de aula e em casa, do nascimento aos doze anos. Rio de Janeiro: Vozes, 2001.

 BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 2001.

CURY, Augusto. Pais Brilhantes, Professoras fascinantes. São Paulo: sextante.

SILVA, Nelson Pedro. Ética, indisciplina e violência nas escolas. Petrópolis: Vozes, 2004.


2 comentários:

  1. Texto bastante interessante. De fato a motivação é a mola propulsora do conhecimento e nesta tarefa o papel da familia se mostra fundametal. Espero que consiga motivar meu filho a buscar cada vez mais conhecimento.

    Andreia Giordana, mãe do Pedro do 1ºano vespertino, professora Dalila.

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  2. Realmente, texto muito interessante... sempre busco motivar meus filhos, mostrando a eles o valor da educação.
    Lilian Pimentel - mãe do Thiago César - 1º ano vespertino, professora Danila e do Felipe - grupo de 03 anos vesp.

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